quinta-feira, 3 de julho de 2014

Feijão Maravilha

"Dez entre dez brasileiros preferem feijão,esse sabor bem Brasil" As Frenéticas já sabiam do que é que cantavam.
Hoje comi feijão com arroz, frango e um ovo estalado (ou será estrelado?). Que delícia. Foi mesmo para matar as saudades da minha "terra onde canta o sabiá".
Ser brasileiro, é ter algumas características que nos é intrínseca. Se você é brasileir@, ou se já morou por lá, com certeza tem uma entre várias preferências típicas daquele povo (o meu povo também). Por exemplo, deixo aqui algumas preferências nacionais. E em pelo menos uma, você consegue se enquadrar. Elas são:

  1. Futebol (Não será possível que você não dá pulos e gritos histéricos no sofá);
  2. Carnaval (Ok, você não brinca o carnaval, mas fica a espera ansioso pelo feriado prolongado);
  3. Bunda (É uma coisa instintiva. Alguém passou, alguém teve bunda mirada. Aliás gente, que obsessão é essa com a bunda do Hulk?);
  4. Samba (Eu não gosto, e não gosto mesmo, mas é como um chiclete. Ouvir o ritmo e balançar o pé.)
  5. Feijão (Preto, mulato, de corda, manteiga, frade. Tem para todos os gostos, óh freguesa);
  6. Kombi (quem nunca andou de kombi, para fugir ao cansaço, ou mesmo para chegar mais cedinho a casa, não sabe o que é ser pobre. E pobre é o que não falta. Eu já fui de Kombi para o Aeroporto Internacional. Não sou brega, sou vintage!)
  7. MPB (Chorar baba e ranho com aquela música da novela. Acho que as mais "chorosas" foram Bem que se quis, da Marisa Monte, e Oceano do Djavan. Sempre é legal ouvir, nem que seja para lembrar que era a novela da hora do jantar);
  8. Fusca (gente! o fusca, ou carocha em Portugal, o pai de todo mundo teve um. Olhar para um é uma melancolia só.)
  9. Praia (acompanhada de uma farofada - levar todo tipo de comida para lá. Tem alguma coisa mais brasileira?)
  10. E finalmente, Novela (nem que seja para dizer que é uma porcaria, você te que ver pelo menos uma vez).
Portanto, hoje fui bem brasileira. Comi feijão com arroz e ouvi MPB. Matei as saudades de ser brasileira.
Aqui podem ouvir a música da novela Feijão Maravilha, que é bem da minha época. No tempo em que se faziam boas novelas e boas músicas, e que o meu pai tinha um fusquinha.





quarta-feira, 2 de julho de 2014

Caraca! Já estamos em Julho!

Hoje estava a pensar sobre quanto tempo é que não vinha para aqui semear letras. Este pensamento levou-me a outro, que eu sei que parece um cliché quando ouvimos, mas o ano passou a voar.
Não sei se já se deram conta, eu pelo menos até ontem não tinha dado, mas 1/2 já se passou. E aí você pensa: "Caraca! (escolha outra interjeição que seja mais adequado ao seu dia-a-dia) Já estamos em Julho!".
Ah, pois é minha gente. Já estamos em Julho. E se começarmos a parar bem para pensar, ficamos deprimidas. Aquela dieta (não é o meu caso, mas é ilustrativo) que você jurou começar para que a sua barriguinha não tivesse a forma de uma bóia de piscina, até  hoje não saiu do papel, e você não tem coragem de se despedir da sua inseparável 'bóiazinha'. Ou então aquela promessa (este é o meu caso) de não deixar a roupa por passar acumular, foi para o espaço no primeiro fim-de-semana de calor (Gente, fala sério. Passar roupa ninguém merece, no calor então...). E entre várias promessas feitas a si mesma, e que convenientemente são esquecidas, você não conseguiu cumprir nem 1/3 delas. E quando o seu consciente (ai malandro!) lhe acusa, você pensa em mil desculpas para se olhar no espelho. Normalmente é: ainda tenho tempo de fazer e resolver esta situação. E um belo dia, você olha para o seu celular (telemóvel) e pensa: Caraca! Já estamos em Julho!
Vida difícil esta. Você vive em estado de negação e barganha por metade do ano, e na outra metade entra em desespero, porque afinal a sua vida foi exatamente igual ao ano que passou: reclamou das segundas-feiras e foi dormir cedo pelo cansaço. Acordou na terça e foi trabalhar a pensar ' amanhã já é quarta'. Na quarta voltou a trabalhar e a fazer as mesmas coisas que fez nos outros dias mas, com um sorriso ao de leve (porque estava ao meio da semana, só dois dias para a sexta! yupppi). E finalmente a quinta-feira. Esta quinta que antecede a sexta e você acorda fresquinha como uma alface, só porque 'amanhã' é sexta. Sexta-feira já 'estás que nem pode' do cansaço e correria da semana. Afinal, alimentar a tropa de casa, cuidar do miúdo, e dar um jeitinho para a casa ficar ao menos habitável, não é tarefa fácil. e ainda por cima, tens que estar limpinha e cheirosa(Mas nada impede que você vá trabalhar bem disposta). Já pensou na dificuldade que é? Chegou o sábado e o domingo e parece-lhe que os dois dias tem apenas 18h. E quando se dá conta, já é segunda-feira outra vez!
Putz Grila! (arranje outra interjeição, esta já é minha) metade do ano passou e o que é que se fez?
'Olha ( respondo, eu) fui otimista!'. É o que nos resta, não é verdade? Reconhecer que teve casa, e os amores por perto. Não é assim tão mal quanto se julga.
Agora, é viver mais metade deste ano, e ser feliz também nas segundas-feiras. Como dizem por aí: 'A vida  só tem dois dias.'

Tita R.